Estão abertas as candidaturas para a sétima edição da Convocatória Aberta, iniciativa da Câmara do Porto, que disponibilizará um total de 150 mil euros para projetos de três eixos: Inovação e Experimentação, Empreendedorismo e Criatividade.
Corpo do artigo
"A iniciativa pretende estimular o ecossistema da cidade, no que se refere a estas três áreas, e transformar o Porto num laboratório vivo, promovendo a cocriação e a colaboração entre startups, empresas, instituições académicas, centros de investigação e também a comunidade artística", diz em comunicado a Porto Digital, entidade que coordena o processo. A Porto Digital é uma associação privada sem fins lucrativos, criada em 2004, responsável pela implementação da estratégia do município para as áreas da inovação e transição digital. É controlada pela autarquia, tendo como associados a Universidade do Porto e a Metro.
O valor dos apoios deste ano representa uma subida de 50 mil euros face à última edição. Em causa estão três eixos: Inovação e Experimentação ( fomento à experimentação e implementação de soluções tecnológicas inovadoras para a transição digital); Empreendedorismo (fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo, promovendo redes de colaboração que consolidam o Porto como um polo tecnológico); Criatividade (valorização da criatividade como motor de inovação, incentivando intervenções artísticas e culturais no espaço público).
A iniciativa dirige-se a startups, empresas, universidades, centros de investigação, associações e artistas, "que poderão submeter atividades devidamente enquadradas nas temáticas propostas". "Cada candidatura aos dois primeiros eixos poderá beneficiar de um apoio municipal de até 10 mil euros, sendo que no caso do âmbito Criatividade esse valor máximo é de 5 mil euros", especifica o comunicado. O prazo para apresentar candidaturas dos dois primeiros eixos termina a 30 de abril; o do terceiro acaba mais cedo, a 21 de abril.
"A avaliação das candidaturas será realizada por um júri composto por entidades como o Instituto Politécnico do Porto, a UPTEC, a Ágora Porto e a Porto Digital, até 15 dias após o encerramento das submissões, sendo os resultados divulgados posteriormente", é referido. Todas as informações estão disponíveis online.