
O parque das Azenhas, no concelho da Trofa, está submerso há mais de 48 horas devido ao mau tempo, disse fonte da Proteção Civil local, apelando a que a população não use o espaço.
Corpo do artigo
A subida do rio Ave fez com que o parque das Azenhas, localizado na freguesia de Bougado, ficasse submerso, situação que se mantém desde a madrugada de sexta-feira, sendo a terceira vez este ano.
"Está tudo sinalizado e o acesso vedado, mas é importante apelar a que não usem o espaço. Só quando a água baixar será possível avaliar o grau dos estragos, mas prevê-se que possa superar as situações ocorridas em janeiro, porque desta vez o Ave apresenta corrente", disse à agência Lusa o comandante de Proteção Civil, Vítor Pinto.
Na Trofa, onde na sexta-feira foi cortada durante cerca de uma hora a Estrada Nacional (EN) 104, no sentido Santo Tirso-Vila do Conde, e sábado ao longo de toda a tarde a EN 14, Famalicão-Maia, a Proteção Civil registou "várias pequenas inundações, quedas de árvores e muitas situações relacionadas com buracos na estrada".
Relativamente à EN 14, cujo trajeto fechado no sábado abrange as instalações da Câmara Municipal, o estádio do Trofense, bem como estabelecimentos comerciais, o comandante recordou que a situação é "infelizmente habitual", devendo-se ao facto de alguns edifícios terem sido construídos há 15/20 anos sobre o leito de um ribeiro, "estrangulando-o ao ponto de a água transbordar" em período de chuvas fortes.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) anunciou hoje que vai manter o nível de alerta amarelo em Portugal até às 08:00 de segunda-feira, esperando-se um desagravamento a partir dessa hora.
