A Proteção Civil confirmou que houve falhas no sistema de comunicação de emergência SIRESP, este domingo, durante o incêndio em Alijó.
Corpo do artigo
8641696
Tal como o autarca de Alijó tinha adiantado ao JN, a Proteção Civil apontou falhas ao SIRESP durante o combate ao incêndio deste domingo, em Vila Chã, Alijó.
Em declarações à RTP, Patrícia Gaspar, da Proteção Civil, adiantou que "houve, durante a tarde, algumas falhas pontuais do SIRESP para as quais já mobilizamos uma estação móvel que estava preventivamente posicionada no Porto e que já está no local para garantir o reforço da capacidade de comunicações".
8641510
Patrícia Gaspar disse à agência Lusa que "as comunicações durante estas falhas foram asseguradas através da Rede Operacional dos Bombeiros (ROB)", um procedimento previsto.
"Quando se estabelece um plano de comunicações num teatro de operações, nunca é feito com exclusividade à rede SIRESP", integrando-se também a ROB, esclareceu.
8641328
Ao JN, o presidente da Câmara de Alijó, Carlos Magalhães, tinha confirmado que esteve duas horas a ouvir as comunicações, durante o incêndio em Alijó, este domingo, e notou falhas no SIRESP, nomeadamente na organização de equipas no terreno e na identificação dos locais em chamas.
Segundo o mesmo, em algumas zonas do concelho, o único meio de comunicação possível era o telemóvel privado.
Pelas 20.50 horas, este incêndio era combatido por 323 bombeiros, apoiados por 97 viaturas e oito meios aéreos.
8641616