Carlos Cardoso é o cabeça de lista do PS à presidência da Câmara de Cinfães, sucedendo a Armando Mourisco, agora deputado na Assembleia da República.
Corpo do artigo
Na apresentação pública da candidatura esteve o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro. “Hoje é um dia de coragem, responsabilidade e amor profundo por esta terra que me viu nascer, lutar e sonhar”, afirmou Cardoso. O candidato à Assembleia Municipal será Serafim Rodrigues.
O candidato à Câmara de Cinfães compromete-se a dar continuidade ao projeto autárquico socialista com “nova energia” e um plano “ousado e responsável” com enfoque na juventude, habitação, coesão social e desenvolvimento económico. Entre as prioridades está o programa “Vilas Jovem”, que apoia a construção da primeira habitação no concelho. “No dia seguinte à escritura, os jovens poderão iniciar a construção da sua casa em Cinfães”, garantiu Cardoso, destacando a fixação da população jovem como um eixo central.
No setor da saúde, o socialista propõe a criação de uma equipa municipal “Saúde + Perto”, em articulação com a ULS Tâmega e Sousa, para levar cuidados médicos às populações mais vulneráveis. Na área urbanística, promete um Gabinete de Simplex Urbanístico, para agilizar processos de licenciamento com apoio técnico personalizado. Carlos Cardoso quer também criar novas áreas de acolhimento empresarial, apoiar a agricultura e a floresta, bem como desenvolver “um turismo sustentável”.
A juventude terá papel ativo no programa, com “incentivos ao primeiro emprego, espaços de lazer e inovação e reforço à formação”. A candidatura prevê ainda o alargamento da “componente de apoio à família” no pré-escolar e no 1.º ciclo, “promovendo a conciliação entre vida profissional e familiar”.
Carlos Cardoso garantiu que a sua candidatura “respeita o trabalho feito nos últimos 12 anos”, homenageando Armando Mourisco, que considera um “referente de visão e seriedade”.
O secretário-geral do PS reconheceu as dificuldades nos acessos do concelho e garantiu que, caso chegue a primeiro-ministro, vai lutar por melhores ligações à Ponte da Ermida, à A4 via Mesquinhata (neste particular já há obras em curso), e à A24, no distrito de Viseu. José Luís Carneiro defendeu ainda a criação de um plano de desenvolvimento integrado para os territórios do Douro Sul, Tâmega e Sousa.