O advogado André Rijo volta a concorrer nas próximas eleições autárquicas, nas listas do PS, à câmara de Arruda dos Vinhos, onde o atual presidente está impedido de se recandidatar pela lei da limitação de mandatos.
Corpo do artigo
"O presidente que surja das eleições de 2013 vai ser diferente, por isso a mudança de ciclo tem vindo a ser preparada pelo PS e a candidatura está mais determinada a vir a pôr em prática as suas ideias", afirmou à agência Lusa o candidato.
Carlos Lourenço, presidente de câmara há 16 anos eleito pelo PSD, não pode recandidatar-se devido à lei da limitação de mandatos.
O advogado, de 28 anos, quer "dar continuidade ao trabalho autárquico iniciado em 2009", em cujas eleições o PS aumentou a votação para a câmara municipal, elegendo um segundo vereador, e o número de eleitos em todos os órgãos autárquicos.
André Rijo pediu aos eleitores uma mudança para o concelho, lembrando que, após 16 anos de PSD na liderança da autarquia, "subsistem problemas relacionados com as chamadas políticas de primeira geração, como por exemplo a falta grave de saneamento em todas as freguesias".
Se for eleito, o cabeça-de-lista traçou como prioridades o incentivo à fixação de jovens no concelho, através da criação de emprego e de incentivos à fixação de empresas e à habitação.
"Apostamos na reabilitação urbana do edificado e dos centros urbanos", sublinhou.
O socialista, que é presidente da comissão política concelhia e vereador, quer criar cheques-farmácia para carenciados e idosos e criar incentivos à atração de médicos de família ao concelho.
"Não podemos prometer obras faraónicas", disse.
Outras medidas a desenvolver pelo socialista passam por aliviar as famílias, diminuindo a participação da câmara no IRS, apoiar o empreendedorismo e desenvolver um 'cluster' de empresas na área ambiental ligadas à energia eólica e à biomassa.
André Rijo é o primeiro a anunciar candidatura a este município nas próximas eleições autárquicas.
Nas últimas eleições, o PSD elegeu três elementos para a câmara municipal e o PS dois.