Repetição de eleições confirma segundo vereador do PS na Câmara de Monção. Enfermeiro eleito para a junta de Lara. Construtor civil vence em Cabreiro.
Corpo do artigo
A repetição das eleições autárquicas, este domingo, na freguesia de Lara, em Monção, desempatou o resultado das duas candidaturas, obtido no dia 12 de outubro, e deu vitória ao movimento "Juntos Por Lara (JPL)", liderado pelo enfermeiro Pedro Ribeiro, de 40 anos, com nove votos de diferença. Confirmou ainda a eleição de um segundo vereador do Partido Socialista.
A autarquia é liderada por António Barbosa do PSD, que elegeu seis mandatos na primeira volta, enquanto o PS elegeu um, mas, com os votos de Lara, a composição do executivo municipal passa a 5-2.
Em Cabreiro, Arcos de Valdevez, o PSD conquistou a junta depois de, no primeiro ato eleitoral, há duas semanas, ter empatado com a candidatura "Todos Por Cabreiro", por 120 votos. Foi eleito presidente de junta Durval Botelho, de 49 anos, construtor civil de profissão, com mais seis votos do que a lista opositora. Em ambos os casos, a afluência de eleitores foi maior.
"A afluência foi maior. As pessoas mobilizaram-se. Após o empate, vieram ter connosco a manifestar a intenção em votar em nós porque acreditavam no nosso projeto", comentou ao JN Pedro Ribeiro, confirmando que, em Lara, foram às urnas 194 votantes - 98 votaram no JPL e 89 no PSD. No caso desta freguesia e devido à queixa de uma eleitora nas eleições anteriores, o ato eleitoral foi repetido para todos os orgãos autárquicos.
Em Cabreiro, o PSD obteve 131 votos e o "Todos Por Cabreiro" 125. A lista vencedora é liderada pelo tesoureiro do executivo cessante e que agora vai passar a presidente da junta. Também nesta freguesia, houve mais gente a votar.
"Da primeira vez, foi uma situação desagradável e inédita ao mesmo tempo, porque a gente contava com a vitória logo à primeira volta, mas fomos surpreendidos com o empate. Agora fomos ao trabalho e conseguimos o objetivo, que era ganhar. Mobilizou-se mais pessoas e houve mais participação, porque todos queriam desfazer o empate", disse ao JN Durval Botelho.
