Corpo do artigo
Mafra é o único município da Grande Lisboa governado apenas pelo PSD, ou seja sem coligação. Os sociais-democratas lideram aliás o Executivo há 36 anos. Hélder Sousa Silva, presidente da Câmara de Mafra desde 2013, a vencer sempre com maioria absoluta, volta a candidatar-se a um terceiro e último mandato, caso seja eleito.
O PS aposta em Renato Alves dos Santos, de 32 anos, para tirar Hélder Sousa Silva do poder nestas autárquicas. O cabeça-de-lista escolhido pelos socialistas é licenciado em Direito e é atualmente líder da bancada do PS na Assembleia Municipal de Mafra. A CDU anunciou Cátia Almeida, de 39 anos, professora e membro do PCP.
Em 2017 concorreram também CDS, PAN e BE. Este ano juntam-se o Chega e o Iniciativa Liberal, mas os seus candidatos ainda não são conhecidos.
Nas últimas eleições autárquicas, marcadas por um dos piores resultados de sempre a nível nacional para o PSD, este partido obteve 56,79% dos votos na Câmara de Mafra, conseguindo melhorar os resultados de 2013 (46,87%). O atual Executivo tem sete eleitos do PSD e dois do PS.