Corpo do artigo
Os dois principais partidos do país repartiram, em partes iguais, as eleições autárquicas realizadas, até agora, no concelho de Alijó, distrito de Vila Real. O PS ganhou as primeiras, em 1976, mas só fez um mandato, até 1979, ano em que foi derrotado por uma coligação de Direita.
Em 1993, o PS iniciou um reinado que duraria 20 anos, primeiro com Joaquim Cerca e depois com Artur Cascarejo. Em 2013, o poder passou para os sociais-democratas, então liderados por Carlos Jorge Magalhães.
O PSD renovou o mandato em 2017, já com José Paredes, que fora vice-presidente de Carlos Magalhães, mas desta vez em coligação com o CDS-PP. Esta parceria vai manter-se nas eleições deste ano e com a mesma equipa que há quatro anos assegurou quatro dos sete mandatos, num dos executivos mais paritários do país, com dois homens e duas mulheres.
O PS, depois de alguma divisão interna, acabou por escolher Carlos Manuel Machado Magalhães para encabeçar a candidatura à Câmara de Alijó. O advogado é o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alijó, foi vereador entre 1998 e 2001 e chefe de gabinete do presidente da Câmara, entre 2002 e 2005.
Cláudio Leite encabeça a lista da CDU à Câmara de Alijó. É operador da restauração e tem 23 anos.
Adelino Franco é o candidato pelo partido Chega. Tem 42 anos e é maquinista de via-férrea, bem como empresário agrícola e da área do turismo.