Corpo do artigo
Desde 1976, PS e PSD têm dividido as vitórias nas eleições autárquicas em Peso da Régua. Seis para cada um. Os laranjas assumiram o poder em 2005, com Nuno Gonçalves, e não mais o largaram. Há quatro anos, o professor José Manuel Gonçalves assumiu o cargo de presidente da Câmara. Agora, com 49 anos de idade, vai tentar renovar o cargo.
Para contrariar esse propósito e devolver o poder aos socialistas, o PS escolheu Manuel Monteiro, 60 anos, para cabeça de lista. Trata-se do atual presidente da União de Freguesias de Peso da Régua e Godim, e é técnico de farmácia.
António Serafim, de 66 anos, encabeça pela quinta vez consecutiva a candidatura da CDU à Câmara do Peso da Régua. É funcionário do Centro Distrital de Segurança Social de Vila Real e coordenador da União de Sindicatos de Vila Real.
O CDS-PP concorre à Câmara de Peso da Régua com uma lista encabeçada por João Vale, consultor de 54 anos que lidera a concelhia do CDS-PP de Santa Marta de Penaguião.
O Bloco de Esquerda avança pela primeira vez com uma candidatura à presidência da Câmara de Peso da Régua. É liderada por Enara Teixeira, natural do Brasil, de 38 anos, técnica superior dos Serviços de Museologia/Centro de Informação na Fundação Museu do Douro.
Por seu lado, o Chega elegeu para cabeça de lista Miguel de Carvalho. É natural e residente no Porto, tem 49 anos, e trabalha na área do imobiliário, ao nível da consultoria e reabilitação urbana.