Corpo do artigo
Depois de o PSD ter assumido o poder na Câmara de Carrazeda de Ansiães, em 1989, numa mais o largou. Sempre sozinho, exceto quando se coligou ao CDS-PP nas eleições de 2009, o mesmo ano em que uma candidatura independente, liderada pela ex-vereadora social-democrata Olímpia Candeias, ameaçou o reinado laranja construído primeiro por António Sampaio e depois por Eugénio de Castro. A coligação do PSD com o CDS-PP acabou por ser fundamental para segurar o comando da autarquia, com uma vantagem de apenas 67 votos.
As eleições de 2013 foram tranquilas para o PSD, que elegeu quatro dos cinco mandatos - o quinto foi para o CDS-PP, mas, em 2017, o movimento "Unidos por Carrazeda", que integrava descontentes do PSD, com o apoio do PS e elementos do CDS, ameaçou novamente a hegemonia social-democrata, que venceu por apenas 175 votos de diferença.
O movimento "Unidos por Carrazeda", liderado pelo empresário agrícola de 54 anos Frederico Meireles, volta a concorrer este ano, pela segunda vez, para tentar retirar o PSD do poder. Este, por seu lado, recandidata o médico veterinário de 57 anos João Gonçalves a um segundo mandato.
O CDS-PP, que há quatro anos não concorreu, também não apresenta candidato próprio este ano, apesar de já ter sido uma força política importante no concelho. Liderou sempre o Executivo desde 1976, até o perder para o PSD em 1989.
O presidente da Distrital de Bragança do PS, Jorge Gomes, disse publicamente que o PS teria, este ano, candidato próprio em Carrazeda de Ansiães. Cumpriu, mas contra a vontade da concelhia rosa, que vai voltar a apoiar o "Unidos por Carrazeda". Os órgãos distritais e nacionais do PS elegeram como concorrente à presidência da autarquia carrazedense o técnico e dirigente desportivo Rodolfo Cidré Moreno, de 42 anos. É natural de Bragança, onde reside, e é técnico superior de Desporto no Município de Macedo de Cavaleiros.
Manuel Madureira, enfermeiro reformado de 67 anos, volta a ser candidato pela CDU à Câmara de Carrazeda de Ansiães. O militante do PCP, natural do Pombal de Ansiães, já foi eleito pela CDU para a Assembleia Municipal de Carrazeda e para a Assembleia Municipal de Mirandela. Este ano volta a concorrer à presidência da Câmara de Carrazeda.