O vereador social-democrata da Câmara de Matosinhos, Bruno Pereira, alertou o Executivo, esta quarta-feira, para a qualidade da água da praia de Matosinhos. Na semana passada, a água chegou a estar interdita a banhos, na sequência de análises feitas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Entretanto, a proibição já foi levantada.
Corpo do artigo
Com "a presença de valores microbiológicos" na água da praia de Matosinhos" acima dos parâmetros de referência ditos máximos recomendáveis" para duas bactérias (enteroccocus intestinais e E. coli), o PSD manifestou, esta quarta-feira, a sua preocupação perante os níveis "de extrema perigosidade para a saúde pública dos banhistas".
As análises realizadas pela APA levaram à interdição a banhos na praia de Matosinhos na semana passada. Entretanto, aquela entidade fez novos testes, cujos resultados foram também conhecidos esta quarta-feira, considerando-se a água "própria para banhos". A época balnear abre oficialmente, naquele concelho, no próximo sábado.
Os sociais-democratas dizem que as recentes chuvas aumentaram o fator de diluição de carga bacteriana na água. E relembram que "a praia de Matosinhos é a principal praia urbana da Área Metropolitana do Porto (AMP), a única servida pelo metro, frequentada durante todo o ano, e ao caso específico por crianças e idosos, os quais têm um sistema imunitário mais frágil". O PSD apela à Câmara para que tome medidas, uma vez que "não é aceitável sujeitar a população a estas perigosidades e comprometer a atividade económica e turística de Matosinhos".
"Esgotos a céu aberto"
Para o PSD, "é impressionante que no concelho de Matosinhos, que tem como autarca a presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), ainda se verifiquem linhas de água a desaguar nas nossas praias, que são verdadeiros esgotos a céu aberto e dos quais ainda não se corrigiram as ligações indevidas de esgotos".
A este cenário, recorda o vereador, somam-se as "previsíveis consequências das obras do Porto de Leixões".