Partido reivindica construção de linha de S. Mamede e exige prioridade para traçado a norte de Matosinhos. Sociais-democratas pediram reunião à Administração da Metro do Porto.
Corpo do artigo
Reivindicando uma linha de metro para o norte de Matosinhos, o PSD aguarda a marcação de uma reunião com a Administração da Metro do Porto para apresentar "um plano de investimentos" da rede no concelho. O pacote de sugestões do partido refere o alargamento da ponte de Leça, na A28, como uma solução que "permitiria melhorar de forma drástica a mobilidade" na Área Metropolitana do Porto.
O vereador do PSD, Bruno Pereira, propõe a realização de "empreitadas de aperfeiçoamento e reformulação" da atual rede de metro em Matosinhos, já que, ao encontrar-se "em sobreposição" com a rede rodoviária, cria "um conflito de mobilidade desnecessário". O pedido justifica-se com o "impacto" verificado na rotunda à saída da A4, na entrada para o Hospital Pedro Hispano e na rotunda da ESAD.
Bruno Pereira já entregou as propostas e pediu uma reunião à Administração da Metro do Porto discutir as soluções, mas ainda não há uma data marcada.
Linha que sirva Exponor
O social-democrata reclama a construção da linha de metro de S. Mamede de Infesta, em Matosinhos, entre a Senhora da Hora e o Hospital de S. João, no Porto, que tem sido "sucessivamente ultrapassada por outros projetos". Na fututa expansão do metro, "esta linha tem de ser considerada prioritária, pois para além da grande densidade populacional e do impacto urbanístico, a mesma culmina com o encerramento das linhas circulares à volta da cidade do Porto", relembra.
Além disso, o PSD exige também "uma linha para Leça da Palmeira, que sirva a Exponor, as novas zonas residenciais que estão na calha e acautelar o futuro do que vier a ser construído nos terrenos da Petrogal, permitindo também o acesso às zonas balneares, por via metro".
Bruno Pereira salienta a importância deste traçado, já que "permitiria melhorar de forma drástica a mobilidade na Área Metropolitana do Porto, libertando a já congestionada A28 e a rotunda AEP".