Operação no concelho de Câmara de Lobos resultou na apreensão de 34 armas ilegais e na detenção de cinco pessoas.
Corpo do artigo
De acordo com um comunicado divulgado hoje, segunda-feira, pelo Comando Regional da Madeira, a operação durou cerca de seis horas, envolveu um efectivo policial com cerca de 70 elementos e foi vocacionada sobretudo para a freguesia do Curral das Freiras.
A operação teve como objectivo sinalizar "todo o tipo de armas em estado ilegal, quer pelo incumprimento legal a que estão obrigados os seus detentores, nomeadamente pela caducidade da licença de uso e porte de arma ou pela sua posse de armas sem qualquer registo e licença", adianta o comunicado.
Quatro dos detidos estavam na posse de armas proibidas: um conjunto de material que incluiu uma dezena de armas de caça, um revolver, pistolas e réplicas de arma de fogo, bastões extensíveis, cinco punhais, um sabre, três catanas e seis armas brancas.
Foi ainda apreendido e destruído diverso material pirotécnico, 24 bidões rotulados como sendo lixívia que continham álcool etílico.
A PSP considera que o Curral das Freiras, situado num vale isolado, "revela alguns comportamentos desviantes preocupantes, apresentando uma elevada taxa de casos de violência doméstica e de consumo de álcool, o que motivou a adopção desta intervenção estratégica, com vista a prevenir e debelar actividades ilegais".
A operação teve uma componente de fiscalização rodoviária a 88 veículos.