
Foto: Paulo Novais/Lusa
A Estrada Municipal 1030 e a Estrada Nacional 321, que fazem ligação entre Cinfães e Castro Daire, no distrito de Viseu, está cortada desde as 7.30 horas desta sexta-feira devido à queda de neve.
A fonte do Comando Sub-regional do Tâmega e Sousa disse à agência Lusa que "a neve começou a cair durante a noite" e obrigou ao encerramento da estrada municipal ao início da manhã.
Além destas vias, há várias estradas cortadas no distrito, em concelhos como Castro Daire, Cinfães, Resende e São Pedro do Sul. De acordo com o oficial de Comunicação e Relações Públicas do Comando Territorial de Viseu, além da EN321, que atravessa a Serra de Montemuro, às 12 horas foi também cortada a Estrada Regional 326, entre Landeira e Santa Cruz da Trapa, no concelho de São Pedro do Sul.
Antes, a circulação já tinha ficado interditada nas estradas municipais 1035, entre Vilar do Peso e Ervilhais, e a 1030, entre Gralheira e Vila Boa de Baixo, no concelho de Cinfães.
No concelho de Resende, "há indicação de estar cortada a Estrada Municipal EM553, entre Feirão e Felgueiras", acrescentou.
André Batista explicou que "estas são as estradas onde há mais movimento", mas "haverá sempre outras estradas secundárias com cortes, porque a neve está a cair com grande intensidade".
Na quinta-feira, devido à previsão de queda de neve na cota dos 400 a 500 metros de altitude, três municípios do distrito de Viseu, nomeadamente Resende, Cinfães e Castro Daire, decidiram preventivamente encerrar hoje as escolas.
Os alertas foram publicados nas páginas oficiais das Câmaras e nas redes sociais dos municípios de Castro Daire, Resende e Cinfães, cujos territórios se situam nas serras de Montemuro e da Gralheira.
Tendo em conta que as condições meteorológicas previstas "poderão causar constrangimentos na circulação rodoviária, bem como outros constrangimentos no quotidiano diário da nossa população", aquelas autarquias decidiram "suspender toda a atividade letiva na sexta-feira" [hoje].
Os três municípios apelaram ainda à população para adotarem "condutas responsáveis e cuidadas" e sugeriram "reduzir a circulação apenas ao necessário" e, "em casos de absoluta urgência, redobrar os cuidados na condução", assim como o dever de "usar correntes de neve ou dispositivo similares" nos veículos.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva, neve, vento e agitação marítima como efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal continental, tendo emitido vários avisos. Os distritos de Viseu, Porto, Vila Real e Braga estão até às 9 horas de sábado sob aviso vermelho (o mais grave) devido à queda de neve acima de 600/800 metros. Bragança, Guarda e Castelo Branco estão sob aviso laranja até às 0 horas de sábado por causa da queda de neve acima de 600/800 metros e Portalegre a amarelo até às 6 horas de sábado.
