
Queda de neve em Castro Daire
Foto: Meteo Trás os Montes
A queda de neve levou ao corte das estradas da Serra de Montemuro, no distrito de Viseu, ao final desta terça-feira. No entanto, a circulação foi reposta ao início da manhã desta quarta-feira. Ainda durante o dia de terça-feira, cerca de 600 alunos das escolas de Montalegre regressaram a casa mais cedo devido ao nevão.
Durante esta terça-feira, a queda de neve obrigou ao encerramento de escolas e estradas em vários pontos do país: as Estrada Nacional (EN) 321, entre Cinfães e Castro Daire, e as Estradas Municipais (EM) 1030, na Gralheira, a EM 1126, entre o Picão e a Gralheira, e EN 553 e 553-1, entre Feirão e Resende ficaram fechadas ao trânsito, tendo levado a que alguns carros ficassem presos na via. Contudo, ao início da manhã desta quarta-feira, as estradas da Serra do Montemuro já reabriram. De acordo com o Comando Sub-regional do Tâmega e Sousa, apesar do forte nevão, que apanhou de surpresa alguns condutores, por volta das 6 horas desta quarta-feira as estradas "já estavam todas transitáveis", não havendo qualquer condicionamento ao trânsito.
O nevão, que terá sido muito rápido e intenso, apanhou alguns condutores na estrada. Segundo o Comando Sub-regional Viseu Dão Lafões, um autocarro com 16 passageiros mais um condutor também estiveram presos na neve, mas todos foram retiradas do veículo e encontravam-se bem.
Escolas encerradas
Ainda durante o dia de terça-feira, cerca de 600 alunos das escolas de Montalegre foram para casa mais cedo do que o previsto devido à queda de neve. "Tendo em consideração a análise das condições climatéricas, com possibilidade de agravamento durante as próximas horas, considera-se prudente a antecipação do transporte escolar do Agrupamento de Escolas doutor Bento da Cruz e do Centro Escolar de Montalegre", informou em comunicado, na terça-feira, o município.
A presidente da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes, disse que há, no concelho, cerca de 600 alunos com necessidade de transporte e que se decidiu antecipar o regresso a casa devido à "acumulação já significativa de neve nalguns pontos" e a possibilidade de um possível agravamento. "Tomámos essa decisão para acautelar qualquer situação que seja impeditiva de os alunos chegarem a casa no tempo devido e por conselho dos agentes de Proteção Civil no terreno, designadamente os bombeiros de Montalegre", afirmou a autarca.
Segundo a GNR de Vila Real, pelas 17.50 horas o único condicionamento registado no distrito estava relacionado com a via da direita na saída do Túnel do Marão, inserido na Autoestrada 4, no sentido Amarante-Vila Real, devido à formação de gelo naquela zona.
Serra da Estrela
A queda de neve levou também, na tarde de terça-feira, ao encerramento da EN 339, na Serra da Estrela. "A circulação está cortada entre Piornos [concelho da Covilhã] e Lagoa Comprida [Seia], bem como a ligação para a Torre, desde as 17 horas de hoje [terça-feira] devido à queda de neve", afirmou fonte Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela.
