Um quinto utente do Asilo de São José, em Braga, morreu esta sexta-feira, vítima de Covid-19, no Hospital Central de Braga, segundo apurou o JN junto de fontes daquela instituição.
Corpo do artigo
A vítima, de 90 anos, sofria de várias patologias graves, estando internado nos cuidados intensivos da Ala de Infetados por Covid-19, no hospital de Braga há uma semana. Além das cinco mortes, há cerca de 45 anos utentes daquela instituição infetados.
José Cunha, diretor do Asilo de São José, instituição que estava a comemorar 170 anos, apontou à falta de funcionários e agradeceu aos voluntários pelo apoio dado ao longo dos últimos dias. "Temos utentes com 107 anos, a grande maioria acamados, com diversas patologias, é uma situação terrível", disse o diretor.
Segundo aquele mesmo responsável, há "funcionários a trabalhar há dez dias consecutivos, muito além do seu horário de trabalho, mas não podem ser substituídos, porque não há ninguém para o fazer, não se consegue arranjar pessoas".
José Cunha apela às forças da sociedade civil e aos grupos de voluntariado que auxiliem como puderem o lar de idosos.