Prova do Campeonato do Mundo deverá atrair 20 mil pessoas. Câmara prevê impacto superior a 1,5 milhões de euros. Alojamento e restauração são setores mais beneficiados.
Corpo do artigo
Montalegre conta receber este fim de semana cerca de 20 mil pessoas para assistirem à prova portuguesa do Campeonato do Mundo de Rallycross. A enchente contribui para a dinamização da economia do concelho e de outros vizinhos, no Norte do distrito de Vila Real e na Galiza. Os estudos já realizados revelaram que o evento é um "turbo" para a região, rendendo acima de "um milhão e meio de euros", de acordo com o vice-presidente da Câmara, David Teixeira.
Os bólides começam a acelerar no Circuito Internacional de Montalegre a partir das 9 horas de hoje, mas a vila barrosã já está a mexer há vários dias. E à medida que forem sendo ultrapassadas etapas no programa, rumo às finais, agendadas para amanhã à tarde, mais movimento vai ter.
O alojamento e a restauração são os setores que mais beneficiam com o evento, que também conta com o Clube Automóvel de Vila Real na organização. Paulo Gonçalves, da Casa da Avó Chiquinha e da Taberna do Mercado, diz que "existe uma procura muito grande" e que o alojamento, para 22 pessoas, "já está esgotado desde que apresentaram o calendário do mundial". Na taberna também foram recebidas "muitas reservas", pelo que acredita que este vai ser "um fim de semana em cheio".
Anabela Dias, da Casa de Campo O Castelo, valoriza eventos como o que hoje arranca, pois "atrai muita gente a Montalegre". Tem os cinco quartos reservados há bastante tempo por "estrangeiros" e uma procura maior para o jantar. O almoço não é tão forte, porque "durante o dia os espectadores ficam na pista, onde há rulotes de comes de bebes".
Por esta razão, na Tasca do Açougue, Rui Madeira tem expectativas moderadas, porque como a pista fica a cinco quilómetros do centro da vila e "nem toda a gente se desloca para comer". Apesar disso, acredita que a promoção do concelho sai reforçada com a prova de rallycross, o que "pode levar a que as pessoas o visitem noutras ocasiões".
Norte e Galiza em força
O vice-presidente do Município está otimista. Afinal, o tempo volta a ser de verão neste fim de semana e é o regresso sem restrições da emoção do rallycross à pista barrosã. Daí que espere "casa cheia" no "circuito ibérico", com aficionados do Norte de Portugal e da Galiza a lotar os 20 mil lugares disponíveis nas bancadas.
Como atrativos para esta edição David Teixeira aponta uma nova "joker lap" (troço alternativo que cada piloto tem de cumprir uma vez) na pista que "vai aumentar a competitividade dos pilotos" do mundial, "corridas a contar para o europeu de Supercars e S1600" e uma categoria de veículos elétricos com potência de "quase 700 cavalos".
Bilheteira
O preço dos bilhetes, disponíveis em montalegre.bol.pt, situa-se entre 25 e 80 euros, consoante o local.
Novidades
Foi reorganizado o paddock e criada uma área de convívio para facilitar a aproximação do público aos pilotos. Bancadas têm painéis LED que permitem acompanhar ao detalhe todos os momentos da prova.
Sem apoios
Segundo David Teixeira, ainda não está garantida comparticipação ao evento por parte do Governo, mas diz "estar certo" de que, "pelo menos, o Instituto Português de Desporto dará algum apoio".