Prato típico foi criado pelo Regimento de Infantaria 14.
Corpo do artigo
O rancho, uma iguaria gastronómica de Viseu, está a caminho de ser certificado. A Câmara Municipal já mostrou interesse em avançar com a "proteção" desta comida típica, revelou, na quinta-feira, o presidente da Associação Comercial de Viseu, Gualter Mirandez, à margem da apresentação de mais uma rota do rancho.
"É fundamental fazer esta valorização do rancho. Acho que é o grande salto qualitativo que tem que se dar", afirmou o responsável, explicando que "a certificação é a única garantia que existe para que a marca rancho à moda de Viseu fica em Viseu".
A certificação, alertou ainda Gualter Mirandez, vai trazer algumas exigências. Uma delas "é a utilização apenas de produtos da região", o que pode tornar mais caro este prato.
O rancho nasceu no Regimento de Infantaria 14, que está sediado na cidade, é confecionado com carnes, enchidos, massa, batata, grão e couves.
A edição deste ano da rota gastronómica dedicada à iguaria vai decorrer de 11 a 13 deste mês, em 52 restaurantes de Viseu. Este ano há um recorde de estabelecimentos de restauração a participar no evento que foi iniciado em 2008.