O Rio Águeda retomou o leito na cidade de Águeda, em cuja baixa os serviços municipais e os comerciantes procedem a limpezas
Corpo do artigo
De acordo com o vice-presidente da Câmara e coordenador da Proteção Civil Municipal, Jorge Almeida, o rio Águeda retomou o leito no troço que atravessa a cidade, apenas continuando alagadas as ruas que habitualmente são encerradas quando o nível das águas sobe, e a baixa da cidade prepara-se para regressar à normalidade.
"Estamos nas limpezas e já temos os espaços públicos da baixa da cidade praticamente limpos. Os comerciantes e moradores também se mobilizaram todos para limpar e estou confiante que amanhã o comércio da baixa estará a funcionar com normalidade", disse à agência Lusa Jorge Almeida.
De acordo com o autarca, a circulação foi reaberta nas principais vias, embora existam ainda estradas que permanecem fechadas, nos arredores da cidade.
"Óis da Ribeira ainda está isolada, o acesso à Ponte de Espinhel mantém-se fechado, bem como permanecem encerradas as estradas de acesso a Machinhata e Serém, Almear e Pontinha", descreveu.
Devido à queda de chuva intensa nas encostas do Caramulo a baixa da cidade de Águeda esteve inundada na noite de sexta-feira e no sábado, e a subida do nível das águas dos rios Águeda e Vouga levou a que fossem temporariamente encerradas as estradas nacionais 333 e 220, que já reabriram.