Reabilitação da ponte móvel de Leixões vai receber quatro milhões de euros de fundos comunitários
A tão ansiada obra para corrigir os problemas estruturais da ponte móvel de Leixões, cujo preço-base da empreitada é de 4,5 milhões de euros, é um dos projetos que já têm financiamento assegurado do Portugal 2030, contando com uma comparticipação financeira de cerca de quatro milhões.
Corpo do artigo
Face aos valores em causa, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) ainda terá de obter pelo menos mais meio milhão de euros para suportar o investimento de reabilitação da empreitada. Aquela entidade também conseguiu ver aprovadas as candidaturas de outros dois projetos, que estão contempladas no financiamento do Sustentável 2030 - Programa Ação Climática e Sustentabilidade: a construção de infraestrutura para a prestação de serviços portuários no Porto de Leixões (6,3 milhões de euros) e a reabilitação das vias portuárias e melhoria das condições da operação do Porto de Leixões (4,6 milhões de euros).
De 37 projetos aprovados no âmbito daquele programa, que contam com um apoio de 791 milhões de fundos europeus, foi o Norte a região que mais obras viu aprovadas (10), nas quais se inclui, por exemplo, a construção da Linha Rosa do metro, entre a Casa da Música e S. Bento, no Porto, que merece 96 milhões de euros. A empreitada já tinha sido financiada pelo Portugal 2020 (POSEUR) .