A Câmara de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a concretização de um investimento de 17 6 milhões de euros na reabilitação de duas escolas.
Corpo do artigo
A proposta submetida à reunião quinzenal do executivo municipal prevê a realização de obras de ampliação e modernização das escolas básicas da Abelheira e Dr. Pedro Barbosa.
No caso do edifício da Abelheira, a empreitada no valor de mais de 12 milhões de euros, vai "aumentar a capacidade do estabelecimento de ensino, de 24 para 28 turmas, melhorar as condições físicas dos espaços para os alunos com multideficiência, acessibilidades, a eficiência energética, segurança contra incêndios e as condições gerais do uso".
Já no que toca às instalações da escola Dr. Pedro Barbosa, a intervenção orçada em 5,3 milhões de euros incidirá "na eficiência energética, segurança contra incêndios e melhoria das condições gerais do uso do edifício na componente letiva". Tem ainda por objetivo "reorganizar o arruamento exterior, Rua de Angola, para disciplinar o trânsito e aumentar a segurança dos alunos à entrada e saída do recinto escolar".
De acordo com o município, as duas obras serão candidatadas ao Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas - Modernização dos estabelecimentos públicos de ensino dos segundos e terceiros ciclos e secundário, no âmbito da descentralização de competências para os municípios.