<p>A Resiestrela, empresa concessionária do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Selectiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Cova da Beira, iniciou, terça-feira, no Sabugal, o serviço de recolha porta-a-porta de materiais recicláveis. </p>
Corpo do artigo
Segundo a empresa, o novo serviço, cuja implementação está a ser articulada com a autarquia do Sabugal, abrange "as zonas do município com maior produção de materiais recicláveis, sobretudo papel, cartão, plástico e vidro".
"Esta acção tem como objectivo promover o aumento da recolha daqueles materiais, pelo facto de se verificar que os contentores dos resíduos contêm grandes quantidades de materiais passíveis de reciclagem, que estavam a ser levados para tratamento indiferenciado", acrescenta.
A Resiestrela salienta que a partir de agora esses materiais poderão ser valorizados, "com benefício para o ambiente e com diminuição dos seus custos de tratamento suportados pelo município". O serviço de recolha porta-a-porta é realizado à quarta-feira, por funcionários da empresa que utilizam uma viatura identificada.
Adianta que também já é realizado nos municípios do Fundão e da Guarda, atingindo uma recolha de cerca de 25 toneladas por mês.
A Resiestrela é responsável, desde Janeiro, pela concessão do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Selectiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.
No âmbito da gestão do sistema, os resíduos da recolha indiferenciada realizada em 14 municípios, são alvo de valorização orgânica ou, em alternativa, depositados no aterro sanitário.
Os resíduos provenientes da recolha selectiva, oriundos de 13 municípios (exceptuando a Covilhã) são triados e encaminhados para reciclagem, explica a empresa.