Direção de Veterinária de Vila Nova de Famalicão só conseguiu recolher dois dos oito animais que se passeiam junto a estrada nacional.
Corpo do artigo
A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) esteve ao final da tarde desta quinta-feira, em Avidos, Vila Nova de Famalicão, para recolher os oito porcos vietnamitas que andam à solta na face da Estrada Nacional 204.
Acompanhados da veterinária municipal e do Centro de Recolha Animal de Famalicão e da GNR local, os elementos da DGAV apenas conseguiram recolher dois pequenos porcos já que os restantes fugiram.
Será entretanto delineada outra estratégia para capturar os animais que costumam vaguear por ruas e campos. O JN contactou esta sexta-feira a DGAV para obter informações sobre esta ação sobre o assunto mas não obteve resposta.
Os porcos percorrem as ruas e os campos de Avidos e freguesias vizinhas deixando dejetos, vasculhando o lixo e destruindo culturas e jardins. Tal como o JN noticiou, a situação arrasta-se há anos apesar das denúncias.
Ao JN, o proprietário dos animais confirmou que não dava de comer aos bichos e recusava-se a prendê-los. A DGAV informou, na altura, que tinha sido instaurado um processo de contraordenação.