As Estradas de Portugal (EP) vão pôr num novo pavimento antiderrapante e faixas rebatíveis na variante à EN 211, entre Penafiel e Marco de Canaveses, para diminuir a sinistralidade de uma via onde já morreram 24 pessoas.
Corpo do artigo
"Tenho comigo um email das Estradas de Portugal que confirma a realização de importantes melhoramentos na variante à EN 211", anunciou Manuel Moreira, presidente da Câmara de Marco de Canaveses.
Além do novo piso e das faixas rebatíveis no eixo da via, semelhantes às colocadas no IP4 entre Amarante e Vila Real, está previsto o reforço da sinalização vertical e horizontal, advertindo os automobilistas para os cuidados a ter na condução.
A variante à EN 211, que liga a cidade de Marco de Canaveses, à A4, em Penafiel, construída há cerca de nove anos é uma das vias com mais elevada sinistralidade no Norte do país.
Segundo os habitantes das freguesias atravessadas pela EN 211, a sinistralidade decorre do facto da via ser demasiado sinuosa.
É sobretudo nos dias de chuva que ocorre maior número de acidentes, muitos dos quais originando feridos com gravidade e até vítimas mortais.
Em Junho um condutor perdeu a vida num acidente do qual também resultou um ferido grave e há cerca de duas semanas morreu outra pessoa que tinha ficado ferida com gravidade num sinistro ocorrido em Maio.
Manuel Moreira esteve reunido em Lisboa, a 26 de Junho, com responsáveis das Estradas de Portugal aos quais transmitiu a necessidade de se fazer algo para acabar com tão elevado número de acidentes.
"Não podemos ficar impávidos e serenos a ver tanta gente perder a vida nesta estrada", disse à Lusa.
O autarca marcuense disse à Lusa que os responsáveis da EP foram sensíveis aos seus argumentos, lembrando ainda que existe um estudo daquela empresa que aponta para a necessidade da obra na via.
"Espero agora que as obras sejam realizadas o mais rapidamente possível", acrescentou Manuel Moreira, mostrando-se esperançado que a intervenção anunciada possa acabar com a elevada sinistralidade da estrada.
Segundo o autarca, a EP já lançou concurso para a colocação do novo tapete betuminoso.
A 19 de Junho, a Associação de Freguesias "Terras de Recezinhos", composta pelas freguesias de Castelões, S. Martinho de Recezinhos e S. Mamede, organizou uma conferência de imprensa e uma marcha lenta em protesto pela sinistralidade da EN 211.
Nessa iniciativa, que contou com centenas de veículos, participaram também representantes das câmaras de Penafiel e do Marco de Canaveses.