Um jovem de 20 anos morreu e outros três ficaram feridos (um deles gravemente) no regresso de um concerto na madrugada de ontem, em Murtede, Cantanhede. O carro em que seguiam despistou-se com tamanha violência que arrancou duas oliveiras.
Corpo do artigo
Tiago Ferraz (22 anos), Filipe Castanheira (17), João Gomes (20) e João Ferraz (18) deslocaram-se anteontem à noite até à Feira Comercial, Industrial e Agrícola de Cantanhede (Expofacic), onde actuavam os Australian Pink Floyd e o Dj romeno Edward Maya. No regresso da festa, por volta das 4.45 horas, o veículo em que circulavam (uma carrinha Opel Astra) despistou-se violentamente a seguir a uma curva contra um campo de oliveiras.
O embate foi fatal para João Pedro Gomes, que viajava ao lado do condutor, e teve morte imediata. Tiago Ferraz, o condutor da carrinha, foi transportado para os Hospitais da Universidade de Coimbra em estado muito grave. João Ferraz e Filipe Castanheira também foram transportados ao hospital de Coimbra, com estes dois casos a não inspirarem tantos cuidados.
Fonte da GNR de Cantanhede contou ao JN que a carrinha, após o embate, ficou capotada no campo das oliveiras, situado na Estrada Nacional 234, numa encostajunto à autoestrada do Norte (A1). As marcas dos pneus na estrada, bem visíveis no dia de ontem, dão a entender que os jovens iriam em contramão, visto que estas vêm da via de trânsito oposta. O carro bateu nas oliveiras do lado do condutor, tendo ficado totalmente destruído. As marcas da destruição na viatura e nas oliveiras dão a entender que a carrinha poderia eventualmente circular a uma velocidade excessiva para aquele local.
João Pedro Gomes tinha 20 anos (faria 21 no final de Novembro) e residia no Tovim de Cima, nos arredores de Coimbra. O pai é dono de uma livraria naquela zona, especializada em livros escolares, tendo ainda outro estabelecimento em Aveiro. Ao que o JN conseguiu apurar, João ajudava o pai na livraria e, paralelamente, andava a tirar um curso no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra.
O funeral de João Pedro Gomes realiza-se amanhã, a partir do Pavilhão Jorge Anjinho, pavilhão da Académica de Coimbra, clube do qual o jovem era sócio desde pequeno.
Os outros três jovens envolvidos no acidente, João e Tiago Ferraz (irmãos) e Filipe Castanheira, viviam todos na zona da Mealhada. Segundo fonte da GNR de Cantanhede, havia um conjunto de malas no carro, o que daria a entender que os quatro ocupantes do carro acidentado iriam viajar para fora.
O local da EN-234 onde se deu o despiste, uma recta seguida de uma curva numa zona de muitas indústrias, é considerado perigoso para a GNR de Cantanhede, que adianta ter lá havido acidentes recentemente. A semana em que decorre a Expofacic (anualmente entre a última de Julho e a primeira de Agosto), prossegue a mesma fonte, é também uma altura de atenção redobrada na estrada, devido a excessos cometidos durante a festa, seguidos de viagens longas. Uma parte dos visitantes do certame são de Coimbra e da Mealhada, ambas a cerca de 20 quilómetros de Cantanhede.