Os reis do Carnaval de Ovar chegam à cidade a 24 de janeiro, dia de eleições presidenciais. A organização decidiu não alterar a data, já que o Carnaval do próximo ano começa no dia 16 de janeiro e termina a 9 de fevereiro.
Corpo do artigo
Mas está tudo pensado para não dar azo à abstenção: as mesas de voto ficam concentradas numa escola da cidade, garantindo por isso os responsáveis que a concentração dos milhares de pessoas que habitualmente se deslocam ao centro da cidade para ver os reis e ouvir os discursos não irão ter influencia no ato eleitoral.
Os reis, um homem e uma mulher, são sempre ovarenses, ligados ao Carnaval e escolhidos sempre pela organização. "A organização chega sempre a um consenso", dizem. Depois da entrada triunfal e da apresentação, o rei faz um discurso, normalmente carregado de sátira política. Este ano, porque a data já tem uma carga tão elevada, talvez o discurso seja menos inflamado e até faça mais apelo ao voto.
Camarotes a 50 euros por dia e por pessoa e um desfile noturno aberto à população são outras das novidades do evento, que custa 500 mil euros e caminha para a autossustentabilidade.
Depois do sucesso que foi, na edição anterior, o aluguer de camarotes para empresas a 2000 euros, a Câmara, entidade organizadora do evento, decidiu aumentar o preço: custam, agora, três mil euros.
Serão disponibilizados de seis a oito camarotes, dependendo da procura, e neles é possível assistir ao corso e desfiles com serviço de "catering" incluído. Novidade é também a disponibilidade de camarotes individuais, que passarão a usufruir das mesmas regalias, pagando-se para o efeito 50 euros por dia. Fonte de receitas a que se junta, ainda, o valor dos bilhetes para a Avenida Sá Carneiro onde vai decorrer os desfiles e cujas entradas vão custar entre 2,5 euros e os 13 euros, dependendo do dia e do local, (bancada ou peão).
Gigantones e desfile
Os festejos abrirão no dia 16 de janeiro com uma parada de gigantones de vários partes do país e um concerto. Terá uma outra novidade, que se prende com a designada "Noite da farrapada", no dia 5 de fevereiro. Nessa noite, a população é convidada a participar num desfilie "espontâneo e sem regras" que começa pelas 22 horas no Mercado Municipal e percorre depois as ruas da cidade. "As pessoas podem trazer a indumentária que entenderem e divertir-se".
Cortejo na avenida
Já o desfile das escolas de samba, na noite de 6 de fevereiro, regressa à Avenida Sá Carneiro por questões de segurança e também motivos de comodidade. Serão cobrados 2,5 euros por pessoa.
Baile de máscaras e corso
Regressa, ainda, no dia 30 de janeiro, o baile de máscaras, no Salão do Café Progresso. Já os desfiles do corso carnavalesco ocorrem a 7 e 9 de fevereiro, na Avenida Sá Carneiro, a principal onde todos os anos desfila o corso carnavalesco ovarense.