<p>Dezassete escuteiros da Amadora foram ontem à tarde resgatados da Serra da Estrela, depois de ficarem presos na neve. O grupo foi encontrado cerca das 14:30 horas, na zona da Nave Mestra, depois do alerta dado às 11:22.</p>
Corpo do artigo
A maioria dos 17 elementos do grupo estavam bem, mas alguns dos jovens foram levados ao Centro de Saúde de Manteigas, por apresentarem alguns sinais de hipotermia. A operação de resgate mobilizou 43 elementos de organismo de protecção e socorro.
As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão fechadas devido à neve, que caiu com intensidade no fim-de-semana. Segundo fonte do Centro de Limpeza, sediado nos Piornos, "homens e máquinas estão empenhados em desobstruir a principal estrada que atrevessa a serra [a EN339, que liga Seia/Lagoa Comprida/Torre/Piornos], mas a tarefa está complicada porque a neve não pára de cair".
Encerrada está ainda a ligação entre os Piornos e a vila de Manteigas, via EN338. O Instituto de Meteorologia prevê que a neve continue a cair na Serra pelo menos até terça-feira. Face a estas previsões, o coordenador distrital de Operações e Socorro da Guarda (CDOS), António Fonseca, recomenda a quem está a pensar rumar à Estrela neste fim-de-semana prolongado o uso de correntes nos veículos e para não se afastarem das principais vias de comunicação. Já quem preferir os vários percursos pedestres deve informar antecipadamente as autoridades, GNR ou bombeiros, do percurso tomado. Por outro lado, "é vital estar sempre comunicável, pelo que todos devem levar o telemóvel com as baterias devidamente carregadas", aconselha.
As temperaturas rondam cinco graus negativos na Torre e 2,5 negativos nos Piornos. O Instituto de Meteorologia e Geofísica prevê que a neve continue a cair na Serra da Estrela pelo menos até terça-feira.
O IP4 foi cortado nos dois sentidos disse fonte da Brigada de Trânsito de Vila Real. O Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real explicou que a circulação automóvel naquela via rápida foi interrompida às 15h44, e o trânsito foi desviado para as estradas nacionais 12 e 101.
* COM LUSA