<p>Uma mulher de 72 anos, de Oliveira de Azeméis, foi salva de morrer afogada, no mar de Espinho, ontem, segunda-feira, pelos Bombeiros Voluntários Espinhenses. A vítima, que tinha estado a fazer praia, foi encontrada a boiar nas ondas já sem pulso e sem respiração.</p>
Corpo do artigo
O alerta foi dado cerca das 16 horas por um dos vários banhistas que ontem aproveitaram o dia de sol para fazer praia frente à Piscina Solário Atlântico e, mais propriamente na praia Costa Verde, em Espinho. Disse quem telefonou que se trataria de uma criança que estaria a afogar-se.
Chegados ao local, os bombeiros Luís Sá e Flávio Tavares depararam-se com dois banhistas a tentar retirar uma terceira pessoa da água, mas sem resultado. Tratava-se, então, de uma mulher, de 72 anos, que teria entrado na água e que, por razões não apuradas, não conseguiu sair do mar, perdendo os sentidos.
"A mulher estava inconsciente e a boiar na zona de rebentação das ondas", explicou ao JN Ricardo Corvo, 2º comandante da corporação, fazendo notar que a mulher se encontrava de fato de banho.
Mesmo fardado, Luís Sá não hesitou em entrar na água e resgatar a vítima, isto enquanto Flávio Tavares preparava o equipamento que iria ser necessário para fazer as manobras de suporte básico de vida.
Já na areia, os dois bombeiros depressa constataram que a idosa não tinha pulso, nem respirava. "Iniciaram, então, as manobras e a vítima começou a dar sinais de reacção, conseguindo vomitar alguma água, mas manteve-se inconsciente", explicou Ricardo Corvo.
Entretanto, ao local já haviam chegado também os Bombeiros Voluntários de Espinho, munidos de meios aquáticos que acabaram por não ser necessários, bem como a VMER de Gaia, que acompanhou o transporte da vítima ao Hospital Santos Silva, feito também pelos Espinhenses.
A vítima acabou, mais tarde, por ser transferida para o hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, onde havia vaga na unidade de Cuidados Intensivos e por se tratar da sua área de residência. À hora de fecho desta edição, ainda inspirava cuidados.