Um homem de 71 anos foi resgatado do mar, ao final da manhã desta sexta-feira, na praia Grande, em Pêra, no concelho de Silves, no Algarve. A ação rápida e coordenada dos nadadores salvadores foi decisiva e, culminado o salvamento, os banhistas presentes no areal ovacionaram-nos com uma enorme salva de palmas.
Corpo do artigo
O salvamento ocorreu pouco depois do meio-dia, na praia Grande de Pêra. Bruna Teixeira, uma das nadadoras salvadoras, da AquaForm, empresa especializada em assistência a banhistas, em serviço naquele areal, contou ao JN que se apercebeu que o septuagenário, natural da Póvoa de Varzim, estava em dificuldades "na altura certa".
"Os nossos colegas da praia ao lado sinalizaram o afastamento através de apito, quando o senhor já estaria a uns 150 metros da areia. Ele tentou recuar, mas percebi logo que estava em dificuldades pelo cansaço e não iria conseguir sem ajuda", relata Bruna Teixeira.
A nadadora salvadora de pronto despiu a farda para se fazer à água, mas seria o companheiro, Duarte Maximino, que tem experiência de surfista, a utilizar uma prancha para chegar junto da vítima e iniciar o resgate para terra.
"Ele demorou cerca de 30 segundos a chegar até ao senhor, que confirmou estar a pedir socorro, devido à exaustão", contou a jovem socorrista, natural de Paços de Ferreira.
No final, tudo acabou em bem, com o homem a não necessitar de receber assistência médica, mas a agradecer o empenho dos elementos da AquaForm, depois de um valente susto. A atuação de Duarte e Bruna foi, aliás, saudada com uma enorme salva de palmas por parte dos presentes na praia. Já o náufrago fez questão de tirar uma foto com aqueles dois jovens, que, muito provavelmente, lhe terão salvado a vida.