Barcelos vai servir às mesas dos restaurantes do concelho, ao longo de todo o ano, os “Sete Prazeres da Gastronomia”, um certame que, ano após ano, atrai milhares de turistas.
Corpo do artigo
“No ano passado batemos recordes de adesão a este projeto, contando com 70 restaurantes, um número que traduz o sucesso desta iniciativa”, disse a vereadora com o pelouro do Turismo, Elisa Braga, na apresentação da iniciativa.
A autarca explicou que as ementas dos pratos que vão à mesa nos diversos fins de semana gastronómicos são identitários do território e contribuem para o sucesso do setor turístico em Barcelos. Elisa Braga aproveitou a oportunidade para sublinhar que quem visita o concelho associa Barcelos, cada vez mais, à trilogia “gastronomia, artesanato e Caminho de Santiago”.
O pecado da gula começa a ser cometido entre 16 e 18 de fevereiro com o fim de semana da “lampreia do rio Cávado”. De 8 a 17 de março, segue-se a Semana Gastronómica do Galo, dos Rojões e das Papas de Sarrabulho. Em maio, de 18 a 20 de maio, tem lugar o Fim de Semana do Bacalhau e, de 19 a 21 de julho, o Fim de Semana dos Petiscos.
Já no outono, de 11 a 13 de outubro, há o “Concurso do Galo Assado”, ficando o Fim de Semana do Pica no Chão agendado para 15 a 17 de novembro. Finalmente, os “Sete Prazeres da Gastronomia” encerram com o concurso de pastelaria Barcelos Doce, no dia 7 de dezembro.