Entram em vigor neste sábado mudanças no esquema de circulação de várias artérias de Matosinhos-Sul. O objetivo, diz a Câmara, é "reduzir congestionamentos e melhorar o acesso ao centro da cidade".
Corpo do artigo
"Sabemos que a adaptação pode ser desafiante, mas acreditamos que juntos conseguiremos construir uma cidade mais fluída e acessível", refere a autarquia. As alterações em vários arruamentos a sul da Avenida da República também visam "tornar a circulação mais segura e eficiente para todos". "Em caso de dúvidas ou sugestões, escreva-nos para: comunicacao@cm-matosinhos.pt", apela a autarquia.
As alterações são as seguintes:
Rua Sousa Aroso: adoção dos dois sentidos de circulação automóvel no segmento compreendido entre a Rua Brito Capelo e a Avenida General Norton de Matos. O sentido nascente-poente neste segmento perde prioridade nas interseções com a Rua Brito Capelo e Rua Roberto Ivens. No sentido de circulação nascente-poente, é proibida a viragem à esquerda, nos cruzamentos com as Ruas Dr. Afonso Cordeiro e Rua Dom João I.
Rua Dr. Manuel Rodrigues de Sousa: estabelecimento dos dois sentidos de circulação automóvel no segmento compreendido entre a Rua Dom João I e a Rua Brito e Cunha. Perde prioridade nos entroncamentos com as Ruas Dom João I e Brito Capelo, sendo neste caso obrigatória a viragem à direita.
Rua Carlos de Carvalho: adoção dos dois sentidos de circulação, após a execução da nova Rotunda da Rua Roberto Ivens e Avenida Menéres.
Rua Heróis de França: adoção do sentido único sul-norte, entre a Rua Carlos de Carvalho e a Avenida da República, perdendo prioridade no entroncamento com esta. Esta alteração será implementada após a execução da nova Rotunda da Rua Roberto Ivens e Avenida Menéres. Nessa altura, o segmento localizado entre as duas intersecções com a Avenida da República, associado aos sentidos de circulação nesta, adotará igualmente o sentido único sul-norte.
Avenida Comendador Ferreira de Matos: implementação dos dois sentidos de circulação automóvel no segmento compreendido entre a Rua Manuel Dias da Fonseca e a Rua Sousa Aroso. No sentido sul-norte deste segmento, a circulação automóvel perde prioridade no cruzamento com a Rua Sousa Aroso, sendo obrigatória a viragem à direita-
Rua Dom João I: adoção dos dois sentidos de circulação automóvel, no segmento compreendido entre a Rua Sousa Aroso e a Rua Dr. Manuel Rodrigues de Sousa.
Rua Brito e Cunha: estabelecimento dos dois sentidos de circulação automóvel no segmento compreendido entre a Rua Dr. Manuel Rodrigues de Sousa e a Rua Sousa Aroso, perdendo prioridade no entroncamento com estas. Neste segmento, a circulação automóvel no sentido sul-norte, fica sujeita à viragem obrigatória à direita, na interseção com a Rua Sousa Aroso.