Segundo o balanço feito esta terça-feira pela VianaFestas, a associação promotora das festas, “mais de um milhão” de pessoas visitaram a romaria entre 14 a 22 de agosto, enquanto “os conteúdos disponibilizados online, incluindo transmissões em direto, chegaram a um milhão e meio de pessoas em todo o mundo”.
Corpo do artigo
Em comunicado, a organização das festividades adianta que “de acordo com a contagem de visitantes realizada para a Câmara Municipal de Viana do Castelo pela empresa especializada Digignozit, durante o período das festas, a cidade recebeu 1.052.266 visitantes”.
Indica também que um "levantamento aéreo” permitiu aferir que “o dia de maior afluência de visitantes (438 mil) se registou no domingo, 18 de agosto”. Nesse dia, realizaram-se a Procissão Solene de Nossa Senhora d’Agonia, o desfile “Vamos para a Romaria” e a tradicional “Serenata” na ponte Eiffel e no rio Lima (espetáculo de fogo-de-artifício).
Quanto aos visitantes virtuais da romaria, a VianaFestas informa que, durante agosto, “os conteúdos dedicados à festa, incluindo a transmissão online dos principais momentos através das contas oficiais nas redes sociais, tiveram um alcance de praticamente 940 mil utilizadores do Facebook e de mais de 324 mil utilizadores do Instagram”.
A organização acrescenta que, entre os eventos “mais frequentados online”, estão o vídeo da “Serenata”, que no Facebook “registou um alcance de 229.700 utilizadores, gerou mais de 4,8 mil reações e 1,7 mil partilhas, tendo sido reproduzido 274 mil vezes”. Já o Desfile da Mordomia transmitido no Instagram alcançou “111 mil pessoas e 172 mil reproduções, e teve 473 partilhas”.
O site ficial da Romaria d'Agonia "contabilizou em agosto 129.932 utilizadores, que visualizaram 374.384 conteúdos, incluindo, por 248.828 vezes, o programa da festa de 2024”, descreve o comunicado, acrescentando que “só o alcance através das contas oficiais da Romaria nas redes sociais e na página oficial da festa, com os conteúdos próprios da festa de 2024, chegou a praticamente milhão e meio de pessoas”. Evidencia ainda que, “tal como em anos anteriores, fora de Portugal, a Romaria d’Agonia continua a manter um forte interesse no Brasil e em França, através dos conteúdos online”.
"Pelo segundo ano, a solução informática 'Romaria n’Algibeira', disponibilizada pelos serviços técnicos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, para divulgar em tempo real constrangimentos de trânsito na cidade, lugares de estacionamento, transportes e outras informações úteis envolvendo a festa, foi utilizada 12 121 vezes em 15 dias, até 22 de agosto”, conclui.