O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o antigo ministro da Cultura e presidente da Câmara de Lisboa, João Soares, inauguraram a exposição "Dia D, Batalha pela Liberdade", que celebra os 80 anos do desembarque das tropas Aliadas na Normandia, na II Guerra. O almirante Gouveia e Melo também esteve presente.
Corpo do artigo
A exposição resulta de uma coorganização do Coletivo Normandia e do Município do Porto. Na sala expositiva, localizada no átrio da Câmara do Porto, o público poderá ver fotografias da batalha, informação historiográfica, jornais portugueses da época e alguma memorabília, como um lenço de aviador e um gorro militar.
Baseada no livro homónimo do escritor e jornalista José Manuel Saraiva, recentemente publicado, a exposição retrata ainda, de uma forma sucinta, o modo como a operação militar do Dia D (Operação Overlord) foi preparada e que meios humanos e materiais foram utilizados.
No dia 6 de junho de 1944, uma frota constituída por 6.939 navios das tropas Aliadas, conduzidas pelo general Dwight Eisenhower, que viria a ser presidente dos EUA, iniciou a maior operação anfíbia da História da Humanidade. Contra as expectativas do Terceiro Reich, as tropas aliadas, constituídas por 156 mil soldados, na sua maioria muito jovens, assaltaram a costa normanda. Debaixo de condições meteorológicas adversas, lograram quebrar a famosa "Muralha do Atlântico", constituída por centenas de milhares de soldados alemães, estrategicamente instalados em 12 mil bunkers distribuídos ao longo de 50 quilómetros de costa.
A exposição "Dia D, Batalha pela Liberdade" vai estar patente até 7 de julho nos Paços do Concelho, com visitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A entrada é livre.