Henrique Pereira, de 31 anos, saiu de Guimarães no dia 5 de outubro do ano passado e, depois de ter percorrido mais de dois mil quilómetros, chegou a território francês, na manhã da passada quinta-feira. Ao longo dos próximos quatro anos, o vimaranense propõe-se percorrer 40 países.
Corpo do artigo
Henrique Pereira propõe-se percorrer 40 países, numa distância aproximada de 28 mil quilómetros, sem recorrer a nenhum meio de transporte, para ser a primeira pessoa a dar a volta à Europa a pé. Sem nenhum apoio, nos últimos quatro meses tem sido um embaixador de Portugal e de Guimarães nas terras por onde passa.
O principal problema de “RiickyOdissey”, como é conhecido nas redes sociais, é a falta de financiamento. O dinheiro que tinha posto de lado está quase a acabar e o projeto precisa desesperadamente de patrocinadores. Farto da rotina do trabalho numa empresa têxtil e convencido de que “com os salários que se ganha em Portugal” nunca poderia viajar, Henrique decidiu partir a pé. Despediu-se, juntou as economias que tinha – cerca de dois mil euros –, juntou-lhes os 250 euros que a Junta de Freguesia de Silvares lhe deu e fez-se à estrada.