Santa Maria da Feira quer bater recorde com 220 drones em 21 espetáculos de Natal

O parque temático Perlim abre no dia 28 de novembro
Foto: Artur Machado
A programação natalícia de Santa Maria da Feira arranca no dia 28 e reserva 1,1 milhões de euros para o parque temático Perlim, que este ano integra um espetáculo com 220 drones a 80 metros de altura.
Corpo do artigo
A informação foi, esta quarta-feira, revelada à Lusa pela autarquia, que adianta que a "coreografia de alta precisão" dos aparelhos comandados à distância vai estrear às 21.45 horas de 28 de novembro e depois se repetirá sempre às 19.45 horas no encerramento de cada jornada de Perlim - que funcionará um total de 20 dias não-consecutivos, até 30 de dezembro.
Leia também Soldados do bem e presentes mágicos invadem Perlim
Apresentada junto à Casa do Moinho, perto do rio Cáster, a performance com os drones chama-se "Onde nasce a estrela de Natal" e, segundo fonte oficial da autarquia, "consiste em animações exclusivas com iluminação LED de última geração e uma narrativa visual pensada para surpreender e envolver o público".
A mesma fonte realça que esse espetáculo de 12 minutos "é sustentável e silencioso, constituindo uma alternativa moderna aos fogos de artifício, sem resíduos nem poluição sonora", e adianta: "com 21 exibições, vamos bater o recorde nacional de shows consecutivos, demonstrando capacidade técnica, fiabilidade operacional e experiência em eventos de grande escala".
Com narração de Catarina Furtado, essa produção foi encomendada pela empresa municipal Feira Viva à firma Skynigma - Espetáculos de Drones Lda. e tem um custo de 250 mil euros, dos quais apenas 25% cabem à referida estrutura autárquica, já que "a maior fatia é suportada por patrocinadores que se quiseram associar ao projeto".
Pista de gelo e circo
Os restantes 1037 milhões do orçamento de Perlim ficam reservados para os já habituais espetáculos e áreas cénicas na Quinta do Castelo e no próprio Castelo da Feira, e para uma pista de gelo e um circo nas margens do Cáster - o que, no total, abrange uma área na ordem dos 60 mil metros quadrados, dinamizada diariamente por cerca de 350 técnicos, profissionais, figurantes e comerciantes.
Nesse orçamento inclui-se também a parada cénica pelas ruas da cidade - aos sábados, feriados e nos dias 22 e 23, a partir das 12:30 - e o funcionamento do Mercado de Natal, que, nos dias em que o parque natalício abre ao público, estará disponível no Rossio, disponibilizando 42 bancas de alimentação, artesanato e outros produtos comerciais.
A alguns metros de distância, também o Mercado Municipal desenhado por Fernando Távora estará a funcionar em complemento de Perlim, mas apenas em sextas, sábados e domingos coincidentes com o parque temático - embora no dia 28 proponha animação excecional e várias atividades gratuitas.
"O nosso objetivo é que estes projetos sejam autossustentáveis em termos de custos e receitas diretos. Contudo, estimamos gerar um impacto económico no território superior a cinco milhões de euros", afirma a fonte da autarquia, face à expectativa de receber nesses eventos cerca de 100 mil visitantes, sobretudo portugueses e espanhóis.
Quanto à decoração festiva na generalidade do concelho, este ano a Câmara da Feira investiu nela mais de 154 mil euros, ao abrigo de um contrato público para o triénio 2023-2025, integrando conceção, produção, montagem, manutenção e desmontagem de iluminação e outras estruturas. Esse montante representa um aumento de cerca de 30 mil euros face a 2024, devido a trabalhos complementares e novos apontamentos ornamentais.
Entre os elementos mais distintivos dessa decoração pública inclui-se: uma árvore de Natal visitável com 16 metros de altura e animações luminosas, na Praça Gaspar Moreira, no centro da Feira; um coração de 10 metros na rotunda do Hospital São Sebastião, complementado com balancés e "selfie points", também na cidade; um túnel luminoso no parque das Termas de São Jorge, na freguesia das Caldas; e um ecrã gigante no Porto Carvoeiro, junto ao rio Douro, em Canedo.
