Depois de uma tentativa falhada, os primeiros 20 habitantes do Aquário de Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo chegaram da Noruega, na noite de quarta-feira, e já se encontram na nova casa, pronta a inaugurar no dia 16 de dezembro.
Corpo do artigo
Recorde-se que um grupo de bacalhaus vivos enviados para o primeiro aquário português dedicado a este peixe chegou, segunda-feira, morto a Ílhavo, depois de todos os peixes terem ficado congelados durante o transporte.
O aquário dos bacalhaus custou cerca de 2,8 milhões de euros, 85% dos quais comparticipados pelo Programa Operacional da Região Centro - Mais Centro.
O novo edifício desenvolve-se com ligação física direta ao atual edifício do Museu municipal e ao edifício do Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar, contemplando uma área para instalação do aquário para bacalhaus, uma área social e também uma zona dedicada às reservas do Museu.
O aquário, que corresponde a um prédio de três andares, irá acolher 150 bacalhaus de diferentes tamanhos e vegetação marinha, que podem ser observados à superfície e de diferentes ângulos, em espiral.