A Crédito Agrícola Seguros, com a qual a organização do festival Andanças fez uma apólice de responsabilidade civil, assegurou esta quinta-feira que vai cumprir com as suas responsabilidades na sequência do incêndio que danificou centenas de viaturas.
Corpo do artigo
"Da nossa parte, sabemos que está a ser tudo articulado e de certeza que vamos cumprir com as nossas responsabilidades", afirmou à agência Lusa fonte do gabinete de comunicação da CA Seguros, pertencente à Caixa Agrícola.
Sem precisar dados sobre o processo, a mesma fonte referiu que "a companhia de seguros irá cumprir a sua parte" mediante o que tiver sido acordado com a organização do festival.
"Nós somos cumpridores", insistiu.
Ainda assim, ressalvou que "está tudo a ser avaliado e investigado", razão pela qual ainda não existem dados sobre os danos causados pelo fogo.
O incêndio que deflagrou na quarta-feira num parque de estacionamento nas imediações do festival de dança, no distrito de Portalegre, destruiu 422 viaturas e danificou parcialmente outras nove, segundo a Proteção Civil.
Embora sem ferimentos graves, três pessoas foram assistidas no local, duas das quais foram transportadas para o hospital de Portalegre, por inalação de fumos.
Logo na quarta-feira, a organização do festival assegurou ter "um seguro que cobre os danos" resultantes do incêndio, encontrando-se na altura em contactos com a seguradora para fazer uma avaliação.
Já esta manhã, a organização indicou não haver ainda uma tomada de posição por parte da seguradora com a qual contratualizou o seguro do festival, por estarem a ser recolhidos dados junto dos proprietários dos veículos.
À tarde, a Associação Portuguesa de Seguradores aconselhou os proprietários de veículos danificados a acionarem os respetivos seguros individuais, por forma a serem indemnizados.
Entretanto, a Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores - Deco alertou, através de um comunicado publicado no seu 'site', que "quem tem cobertura de incêndio no seguro automóvel deve ativá-la de imediato".
"Se a apólice não a inclui, o consumidor terá de aguardar até as responsabilidades estarem apuradas", adiantou a associação, explicando que "o acordo entre seguradoras ou o pagamento pela organização do evento são cenários possíveis".
O Andanças - Festival Internacional de Danças Populares decorre desde segunda-feira nas margens da albufeira de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide.
Promovida pela Pé de Xumbo, Associação para a Promoção da Música e Dança, a 21.ª edição do festival espera receber, até domingo, 40 mil visitantes, numa área de 28 hectares.