A Segurança Social vai encerrar o lar de idosos da Lourinhã, depois de ter confirmado várias situações denunciadas nos últimos dias, relativas a maus-tratos aos utentes.
Corpo do artigo
O Instituto da Segurança Social decretou o encerramento do lar e "iniciou o processo de transferência dos utentes em colaboração com os seus familiares", informa o organismo em comunicado enviado às redações.
Uma reportagem da SIC denunciou no domingo à noite maus-tratos a idosos do lar Delicado Raminho, na Lourinhã, no distrito de Lisboa.
De acordo com uma ex-funcionária, em causa estão o uso das mesmas luvas para o manuseamento de vários utentes, a existência de feridas por tratar, alimentação pobre e feita com restos de dias anteriores e falta de água quente para banhos aos utentes.
Segundo a informação divulgada, o Delicado Raminho é um lar privado, tem licença de funcionamento e pode receber até 78 utentes, tendo neste momento cerca de 60. Cada um paga, em média, 1.500 euros por mês.
O Ministério Público revelou esta terça-feira que instaurou um inquérito ao lar de idosos da Lourinhã por suspeitas de maus-tratos.