Camarão da costa à caldeirada, sopa de peixe, lulas grelhadas, arroz de marisco, petinga, jaquinzinhos ou cataplana de peixe várias são algumas das sugestões gastronómicas disponíveis na Rota dos Restaurantes promovida pelo "Sem Espinhas".
Corpo do artigo
A iniciativa regressa a Espinho, entre 18 e 24 de março, com a primeira edição da "Rota dos Restaurantes", uma novidade no calendário de eventos do "Sem Espinhas" que coloca em destaque os restaurantes locais especialistas em peixe e marisco.
Pela primeira vez, 17 restaurantes da cidade vão preparar menus completos que destacarão as melhores iguarias a preços únicos, integrando assim um roteiro gastronómico que pretende valorizar e homenagear a excelência do peixe e do marisco que se consome naquela cidade. Os menus variam entre os 10 e os 20 euros.
Durante uma semana, a Rota dos Restaurantes convida a degustar, ao almoço e ao jantar, 17 menus com os melhores e os mais frescos e genuínos sabores do mar, num percurso de experiências gastronómicas que homenageia as especialidades e os pratos típicos inspirados no Mar de Espinho.
O Sem Espinhas é um projeto promovido pelo Município de Espinho, com o objetivo de valorizar os recursos patrimoniais e culturais da gastronomia da cidade e alavancar o território em termos turísticos.
O projeto arrancou há três anos e, desde então, a autarquia tem apostado no seu crescimento, trazendo novidades em cada edição. A grande aposta em 2019 passa pela criação desta Rota dos Restaurantes, uma agora em março e outra em outubro.
Está, ainda, prevista a realização de um Fórum, que constituirá um espaço de reflexão e discussão sobre os temas do Mar, pela reedição do tradicional almoço de rua, para celebrar e festejar os sabores do Mar, e pela produção de quatro mini-documentários, com testemunhos das histórias do Mar de Espinho.
Pinto Moreira, Presidente da Câmara Municipal de Espinho, considera que o "Sem Espinhas" constitui um momento e uma oportunidade para valorizar Espinho enquanto cidade com uma profunda e forte ligação ao mar, às tradições das gentes do Bairro Piscatório e à sua gastronomia. "É necessário manter e valorizar essa identidade e essa cultura, que é uma marca histórica de Espinho, e preservar e promover a alma e a raça vareira".
O autarca adianta que é também "importante diversificar a forma como chegamos às pessoas e a "Rota dos Restaurante" é o pretexto perfeito para convidarmos as pessoas a sentarem-se à mesa dos restaurantes da cidade e degustarem aquilo que de melhor temos para oferecer em termos gastronómicos", sublinhou.