Centro de Saúde de Alfândega da Fé quer aumentar autoestima de idosos. Cada exemplar custa cinco euros e já foram vendidos 200.
Corpo do artigo
Com o lema "nunca é tarde para sonhar" 25 seniores de Alfândega da Fé vestiram-se a rigor para posar para a fotografia, e, assim, mostrar o que gostariam de ter sido na vida nas páginas do calendário sénior para este ano.
Berta Morais, aposentada há um ano da chefia de mercados da área não alimentar, sonhava ter sido florista. A vida levou-a noutra direção. "Foi uma experiência muito bonita participar no calendário. Vesti-me a rigor, maquilharam-me e fui ao cabeleireiro para posar para a fotografia. Foi tudo muito cuidado. Parecemos verdadeiros profissionais, modelos a sério", confessou a aluna da Universidade Sénior de Alfândega da Fé.
Dia em destaque
O Calendário Sénior é um projeto da Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, dinamizado "para ajudar a aumentar a autoestima dos utentes que também frequentam a Universidade Sénior local", explicou Soraia Esteves, daquela liga.
Desta vez os idosos vestiram-se dos sonhos que não chegaram a cumprir ao longo da vida, mas que guardaram num cantinho do coração. "Eles gostam muito de toda a produção que envolve o calendário. Foram ao cabeleireiro, maquilharam-se, vestiram-se para serem fotografados. É um dia em que estão em destaque e sentem-se importantes, com valor e, pelo menos, por um dia foram aquilo que gostariam de ter sido", acrescentou a responsável.
O calendário, que custa cinco euros, cujas receitas revertem para a Liga de Amigos do Centro de Saúde, acaba por ser um projeto da comunidade de Alfândega da Fé. "Contamos com a colaboração de cabeleireiros e esteticistas da vila", referiu.
Mais do que o objetivo de angariar dinheiro para a Liga dos Amigos, a intenção mais importante do calendário não é, por isso, meramente monetária, mas a de "envolver os seniores para que se sintam incluídos e ativos", vincou a responsável pelo projeto.
O preço do calendário é simbólico. "Já foram vendidos 200 até agora, mas muitos são oferecidos, nomeadamente aos idosos e os patrocinadores", acrescentou.