O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal do Porto Sérgio Aires defendeu hoje o regresso da Feira da Vandoma ao centro do Porto, porque as pessoas estão insatisfeitas com o novo recinto em Campanhã.
Corpo do artigo
A Feira da Vandoma, onde se vendem artigos usados, acontecia todos os sábados nas Fontainhas, depois na Avenida 25 de Abril e, agora, com a abertura do novo recinto de feiras na Campanhã - designado Feiródrómo - passou para este local, que abriu em julho.
Durante uma visita à feira, Sérgio Aires, que ia questionando os feirantes sobre a sua satisfação com este novo local, lembrou que o BE sempre teve as "maiores resistências" relativamente ao mesmo.
Resistências que se mantêm depois de ver as novas infraestruturas, assinalou.
Dando nota negativa ao novo espaço, o bloquista considerou que as infraestruturas, nomeadamente as bancas, distância entre bancas e coberturas não correspondem minimamente às necessidades de uma feira como esta.
"A parte dos comerciantes está completamente descoberta e, portanto, quando chover isto vai ser um caos", apontou.
Um dos feirantes, que na banca tinha desde calçado a bijuteria à venda, contou que o "espaço está péssimo quer para a chuva, o sol ou o vento".
"Querem acabar com a Vandoma, aliás já muita gente desistiu", contou.
Face a essas críticas ao novo recinto, Sérgio Aires disse que esta feira "sempre foi um bocadinho mal-amada por este executivo que tentou acabar com ele, o que é um contrassenso absoluto com aquilo que se passa na Europa e em Lisboa".
Perante a insatisfação das pessoas, o candidato, que é vereador sem pelouro na autarquia liderada pelo independente Rui Moreira, entendeu que a feira deve ser intervencionada e levada, de novo, para o centro do Porto.
"É fundamental que a Feira da Vandoma regresse ao centro da cidade, regressar às Fontainhas era fantástico", frisou.
Aliás, Sérgio Aires reforçou que a feira nunca devia ter saído das Fontainhas.
"Mas, este executivo, particularmente alguns vereadores, não gostam disto e acham que isto fica mal na cidade", concluiu.
Concorrem à Câmara do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU - coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro - coligação NC/PPM), Pedro Duarte (coligação PSD/CDS-PP/IL), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (Fazer à Porto - independente), Guilherme Alexandre Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre), Miguel Corte-Real (Chega), Frederico Duarte Carvalho (ADN), Maria Amélia Costa (PTP) e Luís Tinoco Azevedo (PLS).
O atual executivo é composto por uma maioria de seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, sendo os restantes dois eleitos do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.
As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro.