Sete animais foram resgatados, na terça-feira, do fogo da Serra da Estrela pela Associação Portuguesa de Busca e Salvamento (APBS), em parceria com o IRA-Intervenção e Resgate Animal. Foi, também, encontrado um cão carbonizado, por estar acorrentado e sem hipóteses de fuga.
Corpo do artigo
De acordo com a APBS, seis dos animais encontrados estão "em estado muito grave" e foram encaminhados para um hospital veterinário, sendo que apenas um foi resgatado "com queimaduras ligeiras".
"Dois dos animais apresentam queimaduras nas patas, impedindo-os de se locomover.
Dos sete animais recolhidos até ao momento, seis possuem identificação eletrónica e os detentores já foram identificados", acrescenta a IRA, na página do Facebook.
Ambas as associações afirmam que estão a receber informações "de mais casas com animais mortos ou gravemente feridos pelas chamas". Os cadáveres estão a ser sinalizados e recolhidos pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.
Atualmente, as equipas estão a tentar aceder à serra de Sarzedo, "com a informação de que existirá um número elevado de cães de caça num canil".
"Desconhecemos quantos mais animais estarão feridos com gravidade e terão de ser transportados de urgência, mas já contactámos mais hospitais veterinários na Guarda para estarem preparados para o efeito", esclarecem os responsáveis da IRA, garantindo que vão reforçar as equipas de resgate com meios provenientes de Lisboa.
A IRA promete, ainda, apresentar queixas-crime "contra os detentores de todos os animais feridos e mortos que se apresentem acorrentados".