Sete toneladas de fumeiro em Vieira do Minho no primeiro fim de semana de fevereiro
"Sete toneladas de fumeiro que gerem 120 mil euros de dinamização económica local". É desta forma que Jorge Dantas, presidente da câmara de Vieira do Minho, apresenta a Feira do Fumeiro, que, em Vieira do Minho, decorre de 1 a 3 de fevereiro, no Pavilhão Municipal Prof. Aníbal Nascimento.
Corpo do artigo
O autarca afirma que a mostra de produtos de terra, onde o porco bísaro é atração, é um dos momentos altos do concelho. "Depois da Feira da Ladra em outubro, a Feira do Fumeiro é o principal agente de dinamização económica no local. São esperados milhares de pessoas que mexem com o turismo da região. Hotelaria e restauração são os principais beneficiados", explica o edil.
Durante apresentação da feira, que decorreu ao fim da manhã desta quinta-feira no Restaurante Central em Vieira do Minho, Jorge Dantas disse que vão estar presentes 30 produtores de fumeiro, 17 dos quais do concelho, e que face à procura, para 2014 "a Feira do Fumeiro vai aumentar o número de expositores".
"Ainda há o artesanato e os habituais momentos musicais. A Feira de Fumeiro de Vieira do Minho é cada vez mais um imagem de marca. Os produtos são certificados e criteriosamente controlados. Atualmente temos no concelho mais de 100 produtores e é uns dos agentes de dinamização económica local", considera Jorge Dantas.