Sete das nove ilhas do Arquipélago dos Açores vão estar em alerta vermelho entre as 12 horas e a meia noite de sábado devido à forte precipitação causada pela passagem do furacão Ophelia.
Corpo do artigo
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o grupo Oriental - que inclui as ilhas de São Miguel e Santa Maria - estará em alerta vermelho, o mais grave numa escala de quatro, entre as 18 horas locais e as 23.59.
Já o grupo Central (que engloba a Terceira, Graciosa, Faial, Pico e São Jorge) vai estar em alerta vermelho entre o meio-dia e as 18 horas de sábado.
Estes alertas devem-se a precipitação forte esperada devido à passagem do furacão Ophelia, de categoria 2, que às nove horas locais estava a 995 quilómetros a sudoeste dos Açores, deslocando-se em direção ao arquipélago.
Ainda de acordo com o IPMA, o grupo Ocidental, constituído pelas ilhas das Flores e Corvo, estará em alerta amarelo quanto a precipitação e trovoada entre as 17 horas e as 23.59 de sexta-feira.
Entre a meia-noite e o meio-dia de sábado, o grupo central está em alerta laranja quanto a precipitação (que se espera forte), e entre a meia-noite e as 18 horas estará em alerta amarelo quanto a trovoada.
As ilhas de São Miguel e Santa Maria estarão em alerta laranja em termos de precipitação, o terceiro mais grave numa escala de quatro, entre o meio-dia e as 18 horas de sábado, sendo esperada chuva forte.
O mesmo alerta foi emitido quanto ao vento, sendo que o IPMA espera "vento médio superior a 65 quilómetros/hora e rajadas até 100 quilómetros/hora para São Miguel, e superiores a 100 quilómetros/hora em Santa Maria, na direção de sul a rodar para norte".
Estas velocidades de vento são esperadas entre o meio-dia de sábado e as seis horas de domingo.
Quanto a agitação marítima e trovoada, o grupo Oriental estará em alerta amarelo (o segundo mais grave numa escala de quatro) entre o meio-dia de sábado e as seis horas de domingo.
Segundo um comunicado do Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores, disponibilizado na página do Facebook da delegação regional do IPMA, o ciclone, designação meteorológica que engloba tempestades tropicais e furacões de categorias 1 a 5, "está a deslocar-se para este/nordeste a 13 quilómetros/hora em direção ao arquipélago".