Os meios de socorro e de combate às chamas estão posicionados em vários locais do concelho de Oliveira de Azeméis e há, ainda, apreensão sobre o que que pode acontecer nas próximas horas. Contudo, a situação é considerada mais calma e não há, para já, casas ou pessoas em perigo.
Corpo do artigo
Ao JN, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge Ferreira, afirmou que os meios no terreno “estão posicionados” e “atentos à evolução das chamas”.
As freguesias de Macinhata da Seixa, Ossela e Palmaz são aquelas que inspiram mais preocupação, apesar de a situação estar aparentemente mais calma.
Joaquim Ferreira afirma que, de momento, “não há pessoas em perigo” e que a Câmara Municipal está a tratar do realojamento da família que perdeu a casa no incêndio desta manhã em Macinhata da Seixa.
Contudo, o autarca mostra preocupação em relação às próximas horas. “Olhamos com preocupação as condições climatéricas que serão desfavoráveis esta noite”, referiu.
Quatro bombeiros feridos
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis adiantou, ao JN, que entre os quatro bombeiros feridos no incêndio de Macinhata da Seixa, só um “inspira mais cuidados”, ao contrário do que tinha avançado o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil.
Joaquim Jorge Ferreira esclarece que os feridos pertencem aos bombeiros de Oliveira de Azeméis. Diz que “três bombeiros sofrerem ferimentos ligeiros com queimaduras nos membros superiores”.
Apesar dos ferimentos ligeiros “dois estão no Hospital S. Sebastião, na Feira” para tratamento. Já a bombeira foi “para um hospital do Porto”.
O JN tentou, sem sucesso, falar com o Comando operacional instalado na antiga escola Soares Basto, em Palmaz.