O ex-presidente da República Mário Soares e o músico portuense Pedro Abrunhosa são alguns dos mais de uma centena de nomes - entre artistas, políticos e figuras do mundo do desporto e da televisão - que confirmaram a sua presença na ação pela defesa dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, ação essa que tem início marcado para as 16 horas deste sábado, na Praça da República, prometendo estender-se noite dentro.
Corpo do artigo
Intitulada "A construção naval não pode morrer", a ação posta de pé pela Autarquia local, em parceria com os trabalhadores daquele que é o maior construtor naval do país, recebeu inscrições de interessados em tomar parte na iniciativa, vindas de todo o país. A última contabilidade dava conta de mais de uma centena de personalidades, da política e das artes a coletividades e agremiações da região.
Intervenção "surpresa"
Além de Mário Soares, confirmaram a sua presença na ação as eurodeputadas Ana Gomes (PS) e Marisa Matias (BE) e as deputadas Carla Cruz (PCP) e Gabriela Canavilhas (PS). No campo desportivo, a maratonista Manuela Machado e o ciclista Rui Sousa vão juntar-se a associações e grupos que manifestaram já a sua vontade em tomar parte na ação.
À organização, Pedro Abrunhosa prometeu uma intervenção "surpresa", a que se vão somar as prestações de grupos, bandas e de ranchos folclóricos. Individualidades há que não vão poder tomar parte na ação, casos, entre outros, de Manuel Alegre e do ator Bruno Nogueira, tendo enviado mensagens de apoio. Previstas estão, também, durante o evento, declarações de trabalhadores e antigos quadros da empresa.