Corpo do artigo
Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra desde 2013, deverá avançar para um terceiro mandato em nome do PS, embora o anúncio oficial esteja por fazer.
O candidato escolhido pelo PSD é Ricardo Batista Leite, deputado e vice-presidente da bancada parlamentar do PSD. O médico ganhou mais visibilidade no último ano pelas intervenções relacionadas com a pandemia covid-19 na Assembleia da República. Batista Leite chegou a ser uma hipótese para enfrentar Fernando Medina na Câmara de Lisboa.
A CDU indicou Pedro Ventura como candidato. É vereador sem pelouro na Câmara de Sintra e consultor nos SIMAR de Loures e Odivelas. Bruno Góis, investigador e ativista do coletivo feminista Por Todas Nós, é o candidato pelo Bloco de Esquerda.
O Chega escolheu o coordenador autárquico do partido, Nuno Afonso. O arquiteto partilha com Ventura as origens em Algueirão-Mem Martins e foi conselheiro nacional do PSD, no governo de Passos Coelho. O Iniciativa Liberal escolheu Paulo Carmona, gestor e presidente do Fórum dos Administradores de Empresa.
Basílio Horta foi reeleito em 2017, ao obter 43,1% dos votos, que lhe garantiram a maioria absoluta. O Executivo é composto pelo presidente, cinco vereadores eleitos pelo PS quatro pelo movimento independente "Juntos pelos Sintrenses" e um pela CDU.