A ligação do F.C. Porto à cidade é histórica e umbilical, a tal ponto que, em muitos momentos, as palavras portuense e portista tendem a fundir-se no significado. A sondagem da Pitagórica para o JN, TSF, TVI, CNN Portugal comprova-o: 63% dos eleitores da Invicta torcem pelo dragão, em particular os mais jovens.
Corpo do artigo
O Benfica surge bastante atrás nas preferências dos inquiridos: apenas 10% dos habitantes do Porto sofre e rejubila com as prestações da equipa agora liderada por José Mourinho. Logo atrás vêm os adeptos do Sporting, que não ultrapassam os 5% das preferências. Os clubes da cidade também ocupam um lugar especial no coração dos portuenses, ainda que a uma escala nada comparável com a influência do F. C. Porto. Há 4% de boavisteiros e 1% que diz ser adepto do Salgueiros. Relevante também é a percentagem de portuenses que diz não ligar ao futebol: nada mais nada menos do que 15%.
Poucos desportistas
Ainda no capítulo do desporto, mas agora na ótica do utilizador e não do adepto, constata-se que mais de metade do eleitorado da cidade (54%) não pratica desporto com regularidade. E entre os que o fazem com mais regularidade estão os homens, com idades entre os 25 e os 44 anos, pertencentes às classes sociais mais altas.
Leia também Sondagem do Porto: Pedro Duarte e Manuel Pizarro empatados, Chega em terceiro e Esquerda em queda
Como futebol e religião andam tantas vezes de mãos dadas, a sondagem da Pitagórica diz-nos também que cerca de dois terços dos portuenses são católicos, sobretudo as mulheres mais velhas e que são tradicionalmente votantes no PSD ou em Rui Moreira. Em termos ideológicos, a maioria dos portuenses (51%) situa-se no centro do espectro político. Apenas 17% assume ser declaradamente de Esquerda ou de Direita. Valores que, convém sublinhar, refletem como cada um se vê e não propriamente a classificação clássica dos partidos.
A sondagem da Pitagórica, recorde-se, concluiu por um empate técnico entre o candidato do PSD/CDS/IL, Pedro Duarte, e o do PS, Manuel Pizarro, estando o primeiro em vantagem sobre o segundo apenas por duas décimas. Valor que se dilui facilmente, dados os 4% de margem de erro.
Ficha Técnica
Sondagem realizada pela Pitagórica para a TVI, CNN Portugal, TSF, JN, Nascer do Sol e ECO com o objetivo de avaliar a opinião dos eleitores recenseados no concelho do Porto sobre temas relacionados com as eleições autárquicas 2025. O trabalho de campo decorreu entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro de 2025.
A amostra foi recolhida de forma aleatória junto de eleitores recenseados no concelho do Porto e foi devidamente estratificada por género, idade e freguesia. Foram realizadas 1229 tentativas de contacto, para alcançarmos 625 entrevistas efetivas, pelo que a taxa de resposta foi de 50,85%. As 625 entrevistas telefónicas recolhidas