Segundo uma testemunha no local do acidente, o socorro às vítimas "demorou poucos minutos". Outras pessoas confirmam esta versão, garantindo que este foi um factor decisivo para controlar a confusão inicial.
Corpo do artigo
Num relato traçado à RTP N, um homem que se encontrava a cerca de 50 metros do local do acidente adiantou que, logo se apercebeu do embate, correu para o local para tentar socorrer as vítimas. "Quando cheguei ao pé do comboio já estavam a chegar também os primeiros bombeiros", referiu.
Já uma mulher que estaria na estação adiantou que, poucos minutos após o embate, viu um homem em cima do comboio a tentar libertar uma senhora que estava presa numa janela.
"Quando cheguei, havia muita confusão, as pessoas estavam desorientadas, só que, entretanto, começaram a chegar bombeiros, que foram retirando os feridos e conseguiram controlar a situação", referiu.
Um outro testemunho destaca que viu pessoas feridas "a sangrar do nariz e com escoriações no corpo" a saírem pelo seu pé do comboio. "As pessoas estavam bastante assustadas", subinhou.