“Tetos a cair, paredes rachadas e baldes a aparar a água” em escola na Trofa
Pais e alunos estão indignados com o estado de degradação da Escola Básica e Secundária de S. Romão do Coronado. A Câmara da Trofa abriu concurso público para requalificar o edifício e a obra deve arrancar em 2024.
Corpo do artigo
Paredes forradas com bolor, placas de tetos que desabaram, revestimentos de chão descolados e baldes a aparar água em alguns pontos já não surpreendem - mas indignam - a comunidade da Escola Básica e Secundária de S. Romão do Coronado, que está degradada e aguarda há muito por intervenções de fundo.
O mau tempo que se faz sentir desde outubro acelerou a deterioração do edifício, que tem cerca de 30 anos e nunca sofreu obras de reabilitação. No passado dia 19 de outubro, a tempestade Aline chegou a inundar o imóvel e a deixar inativo o quadro elétrico, obrigando a suspender as aulas. Revoltados, pais e alunos têm denunciado a situação da escola nas redes sociais e pedem soluções. A Câmara da Trofa abriu um concurso público com vista à reabilitação do edifício onde estudam perto de 500 alunos do 5º ao 12º ano, mas as obras só deverão arrancar em 2024.